Mas uma boa solução pode ser a máquina lava e seca, apesar de os preços serem bem altos e, mesmo com ela, o varal faz falta para aquelas peças que não podem ser expostas a altas temperaturas.
Para uma maior assertividade na escolha do tipo de varal para o seu apartamento, você deve considerar o seu espaço disponível e sua necessidade.
Tipos de varal
Os modelos de varal mais comuns no mercado são:
Varal de teto
Como próprio nome já diz, ele é fixado ao teto e com isso você aproveita um espaço que provavelmente não seria utilizado no apartamento.
O varal de teto fica pendurado por cordas, e pode ser adquirido em vários tamanhos.
Uma observação, é que ele deve ser fixado apenas em lajes de alvenaria, e não em forros de gesso, a não ser que seja feito o reforço adequado por baixo do forro.
Varal retrátil
A principal vantagem desse modelo de varal em relação ao de teto, é que você pode esconder os fios quando não estiver utilizando.
A instalação também é bem simples, em uma das paredes, é instalado os parafusos e buchas que vão segurar parte da estrutura do varal, e na outra, vão presos os ganchos.
Varal de piso
As principais vantagens do varal de piso são o alto suporte de peso e a mobilidade, pois ele pode ser levado para qualquer lugar do apartamento.
A maioria dos modelos hoje oferecidos pelo mercado, pode ser desmontado quando não está em uso.
A desvantagem, é que ele ocupa espaço na área de circulação, sendo ideal para ambientes onde se tem espaço.
Varal sanfonado
Esse é outro tipo de varal para apartamento que é um dos mais utilizados.
Ele é mais resistente que o varal retrátil, e sua principal vantagem é que ele ocupa pouco espaço, pois vai preso na parede e pode ser recolhido quando não está em uso.