Saiba como funciona o desempenho acústico nos residenciais da Baliza

O desempenho acústico em condomínios residenciais é um aspecto fundamental para garantir o conforto e a qualidade de vida dos usuários. Em um condomínio, o ruído excessivo pode ser uma fonte desconforto e conflito entre os moradores.
Um dos principais problemas que podem ser enfrentados nesse tipo de empreendimento é o isolamento acústico entre unidades, pois barulhos do cotidiano como conversar, ouvir música e afins podem se propagar quando as paredes não são bem projetadas nesse quesito.
Para garantir um bom desempenho acústico, é fundamental que o projeto arquitetônico do condomínio leve em consideração materiais e técnicas construtivas que minimizem a transmissão de som. Na Baliza Construtora, há a utilização de métodos e materiais para evitar a propagação de sons indesejados entre apartamentos.
O primeiro é a utilização de blocos estruturais com preenchimento de areia em locais estratégicos para a diminuição da transmissão de ruído. Além disso, alguns locais, como em divisas de dormitórios com sala de estar, de apartamentos diferentes, possuem também um revestimento (reboco) de maior espessura.
Os materiais como lajes pré-moldadas, esquadrias e sistemas de piso seguem as normativas e seus certificados de qualidade são solicitados no momento da compra, comprovando que o produto utilizado em obra atende as normas vigentes.
Além disso, a Baliza Construtora não só adota medidas para o bom desempenho acústico do condomínio, como também realiza ensaios para certificar-se acerca dos sistemas adotados.
Em concordância com a NBR 15575: Norma de Desempenho, a Baliza realiza diversos ensaios acústicos, que de modo resumido são os a seguir:
Ensaio de classificação e mapa de ruído: O ensaio que avalia o quanto os barulhos externos à edificação vão interferir no condomínio. O barulho de carros passando, de indústrias próximas são alguns exemplos.
Ensaios de ruído aéreo e de impacto: Após os apartamentos prontos, são realizados os ensaios de desempenho acústico aéreo e de impacto. O ensaio de ruído aéreo avalia o quanto barulhos aéreos são transmitidos de uma unidade a outra, por exemplo o barulho de conversas. O ensaio de impacto avalia o quanto barulhos pontuais de impacto são transmitidos de uma unidade a outra, por exemplo o barulho de um copo caindo no chão. Todos esses ensaios são realizados por empresa especializada e possuem parâmetros de aceitação para cada tipo de sistema construtivo.
Além dos cuidados com o projeto e a construção, um outro aspecto relevante é a definição de regras e a conscientização dos moradores sobre a importância do respeito ao silêncio. Além disso, a manutenção preventiva de sistemas motorizados, como elevadores e bombas de água e esgoto é de suma importância para o seu bom funcionamento.
Por fim, o desempenho acústico em condomínios residenciais é um aspecto crucial para proporcionar um ambiente tranquilo e confortável para seus moradores. As unidades entregues pela Baliza Construtora aos seus clientes atendem às normativas vigentes, proporcionando conforto acústico e, consequentemente, tranquilidade e sossego dentro do seu lar.

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Deseja tornar-se um fornecedor da Baliza? Acesse este link e preencha o formulário!

Central de Atendimento

(51) 3588-7014

Telefones fixos e celulares

Visite a nossa loja:

R. Bento Gonçalves, 1001 , Centro, São Leopoldo - RS

Administrativo:

Av. São Borja, 1500, Rio Branco, São Leopoldo - RS

Certificado Bureau Veritas
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?