É normal que sempre haja dúvidas sobre os juros de obra, principalmente na hora de realizar a compra de um novo imóvel na planta, ou até mesmo após a assinatura do contrato junto à Caixa.
Você que já realizou o sonho de adquirir um novo imóvel Baliza, trouxemos este post para sanar algumas dúvidas, porém, o ideal é sempre procurar uma agência da Caixa e solicitar o gerente, para que ele lhe explique da melhor forma possível.
O que são os juros de obra e por qual motivo eles são cobrados?
Esse valor é cobrado conforme a evolução da obra durante os meses, e ele sofre alterações de acordo com o avanço.
É cobrado em apartamentos vendidas na planta, que ainda não foram construídos. São cobrados em contrato para garantir que a financeira (CAIXA) obtenha os valores necessários para continuar enviando dinheiro para a construtora seguir construindo a obra.
É obrigatório pagar os juros de obra?
Sim, este valor é obrigatório. Porém, para que a cobrança possa ser realizada, ela é especificada na promessa de compra e venda do imóvel e no contrato de financiamento.
Quem cobra e quem paga os juros de obra?
Quem cobra os juros de obra é a Instituição Financeira que tiver concedido o empréstimo (mútuo) ao adquirente.
Desse modo, na medida em que os repasses forem feitos à incorporadora/construtora, os juros serão cobrados diretamente do adquirente.
Até quando eu vou continuar pagando?
Esses juros de obra são cobrados enquanto a obra estiver acontecendo.
Você só termina de pagar até o registro do Habite-se nas matrículas e registro deste no sistema da CAIXA, podendo variar entre 30 e 60 dias após a entrega das chaves.
Como esses juros são calculados?
Essa é a maior dúvida de quem compra um imóvel na planta. Quem realiza o cálculo desses juros é a Instituição Financeira.
É importante que na hora de assinar o contrato junto ao agente financeiro (CAIXA), você tire as suas dúvidas com a equipe responsável pelo acompanhamento da assinatura de contrato.