Instalação de Ar-condicionado

Principalmente no verão, com a chegada das altas temperaturas, é muito comum um aumento significativo de instalações de ar-condicionado em condomínios. 

Este eletrodoméstico é um item de fundamental importância para garantir o conforto do seu Baliza.

Porém os serviços de instalação exigem muita atenção e cuidado, tanto por parte do morador, quanto da gestão condominial.

Todos os condomínios, em seus regulamentos, devem possuir as regras específicas relacionadas à instalações de ar-condicionado e sua conservação.

A Lei Nº 13.589, DE 4 DE JANEIRO DE 2018 que, em seu primeiro artigo, regulamenta o uso desse tipo de aparelho em edifícios.

Art. 1º Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

No Regulamento do seu condomínio, as regras relacionadas às instalações de ar-condicionado devem dizer respeito ao seguinte:

  • Padronização das fachadas;
  • Quantidade de aparelhos de acordo com o projeto da Construtora;
  • Prevenção de acidentes;
  • Interferências gerais a outros condôminos ou em áreas comuns.

Antes e comprar o seu ar-condicionado, atente para as seguintes questões:

  • Para a instalação, será necessário a emissão de ART/RRT. Só assim você está seguro de que todo o processo será acompanhado por um profissional habilitado, que deverá optar por boas práticas no momento da instalação, respeitando as recomendações do fabricante e as normas de segurança do trabalho.
  • Verifique qual tipo de ar-condicionado é permitido em seu condomínio.

    tecnico instalação ar condicionado

ATENÇÃO

O SEU BALIZA foi construído através do sistema de Alvenaria Estrutural, ou seja, a eliminação total ou parcial de alvenarias estruturais ou lajes NÃO É PERMITIDA, sob o risco de comprometer a estabilidade da Edificação, sendo assim, o único modelo permitido é o Ar-Condicionado do tipo SPLIT.

  • Verifique se a instalação elétrica do SEU BALIZA é compatível com o aparelho que deseja comprar.

No seu Manual do Proprietário há uma tabela onde existem as capacidades da instalação elétrica em cada circuito. Lá você vai encontrar qual a potência máxima, em Watts que a instalação permite para o seu ar-condicionado.

  • Exija a adoção de boas práticas no momento da instalação.

Para instalação das máquinas condensadoras, deve-se respeitar o uso de parafuso e bucha para alvenaria estrutural.

É de extrema importância, após executar a ligação do dreno na espera que se encontra na parede, vedar bem as bordas entre o dreno e a espera, com selante poliuretano. 

Em todo e qualquer tipo de furação executada para a instalação de máquinas condensadoras, deve-se certificar que o entorno dos furos – entre parede e tubulações – sejam vedados com material apropriado (selante, poliuretano ou base polimérica), de modo que não haja, assim, a possibilidade de infiltração de água nestes locais.

            Além disso, o Manual do Proprietário dispõe de todas as recomendações necessárias para instalação e manutenção deste sistema tão importante para o conforto do SEU BALIZA.

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Deseja tornar-se um fornecedor da Baliza? Acesse este link e preencha o formulário!

Central de Atendimento

(51) 3588-7014

Telefones fixos e celulares

Visite a nossa loja:

R. Bento Gonçalves, 1001 , Centro, São Leopoldo - RS

Administrativo:

Av. São Borja, 1500, Rio Branco, São Leopoldo - RS

Certificado Bureau Veritas
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?