Principalmente no verão, com a chegada das altas temperaturas, é muito comum um aumento significativo de instalações de ar-condicionado em condomínios.
Este eletrodoméstico é um item de fundamental importância para garantir o conforto do seu Baliza.
Porém os serviços de instalação exigem muita atenção e cuidado, tanto por parte do morador, quanto da gestão condominial.
Todos os condomínios, em seus regulamentos, devem possuir as regras específicas relacionadas à instalações de ar-condicionado e sua conservação.
A Lei Nº 13.589, DE 4 DE JANEIRO DE 2018 que, em seu primeiro artigo, regulamenta o uso desse tipo de aparelho em edifícios.
Art. 1º Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.
No Regulamento do seu condomínio, as regras relacionadas às instalações de ar-condicionado devem dizer respeito ao seguinte:
- Padronização das fachadas;
- Quantidade de aparelhos de acordo com o projeto da Construtora;
- Prevenção de acidentes;
- Interferências gerais a outros condôminos ou em áreas comuns.
Antes e comprar o seu ar-condicionado, atente para as seguintes questões:
- Para a instalação, será necessário a emissão de ART/RRT. Só assim você está seguro de que todo o processo será acompanhado por um profissional habilitado, que deverá optar por boas práticas no momento da instalação, respeitando as recomendações do fabricante e as normas de segurança do trabalho.
- Verifique qual tipo de ar-condicionado é permitido em seu condomínio.
ATENÇÃO
O SEU BALIZA foi construído através do sistema de Alvenaria Estrutural, ou seja, a eliminação total ou parcial de alvenarias estruturais ou lajes NÃO É PERMITIDA, sob o risco de comprometer a estabilidade da Edificação, sendo assim, o único modelo permitido é o Ar-Condicionado do tipo SPLIT.
- Verifique se a instalação elétrica do SEU BALIZA é compatível com o aparelho que deseja comprar.
No seu Manual do Proprietário há uma tabela onde existem as capacidades da instalação elétrica em cada circuito. Lá você vai encontrar qual a potência máxima, em Watts que a instalação permite para o seu ar-condicionado.
- Exija a adoção de boas práticas no momento da instalação.
Para instalação das máquinas condensadoras, deve-se respeitar o uso de parafuso e bucha para alvenaria estrutural.
É de extrema importância, após executar a ligação do dreno na espera que se encontra na parede, vedar bem as bordas entre o dreno e a espera, com selante poliuretano.
Em todo e qualquer tipo de furação executada para a instalação de máquinas condensadoras, deve-se certificar que o entorno dos furos – entre parede e tubulações – sejam vedados com material apropriado (selante, poliuretano ou base polimérica), de modo que não haja, assim, a possibilidade de infiltração de água nestes locais.
Além disso, o Manual do Proprietário dispõe de todas as recomendações necessárias para instalação e manutenção deste sistema tão importante para o conforto do SEU BALIZA.