Cuidados e manutenções com as churrasqueiras

Manter a churrasqueira sempre limpa e com a manutenção em dia é essencial para evitar qualquer risco alimentar e prolongar sua vida útil.

Independente do tipo de churrasqueira que o seu apartamento/residencial possua, é muito importante que as limpezas e manutenções sejam feitas periodicamente.

O primeiro passo é estar atento ao tipo da sua, pois ela pode ser:

  • De ferro, são as que podem oxidar (enferrujar). Forre a churrasqueira com papel alumínio, isso vai impedir que a gordura ou o sal grosso caiam sobre as superfícies metálicas, o que faz com que enferrujem, além de facilitar na hora de descartar os resíduos. Evite utilizar produtos químicos agressivos.
  • De inox, que não funciona muito bem com materiais abrasivos, já que podem riscá-la;
  • Elétrica, cujos componentes não devem ser molhados ou colocados em fornos autolimpantes;
  • De alvenaria ou pré-moldadas em concreto, que também não devem ser lavadas, pois há risco do aparecimento de trincas em sua superfície. Evite utilizar produtos químicos agressivos. A umidade faz com que o metal enferruje e, levando em consideração que você usa a churrasqueira para preparar alimentos, produtos químicos mal removidos não são uma boa ideia. 

O primeiro passo na manutenção preventiva é a limpeza regular. Após cada uso, é importante remover os resíduos de comida e cinzas. Isso não apenas evita o acúmulo de sujeira, que pode comprometer o sabor dos alimentos, mas também ajuda a prevenir incêndios acidentais e a prolongar a vida útil da churrasqueira.

Abaixo seguem alguns cuidados de uso para a sua churrasqueira:

  • Nunca lavar com água corrente ou jogar líquidos dentro;
  • A limpeza interna deverá ser feita com pá e vassoura quando a cinza estiver fria;
  • Em casos de assadores rotativos, para evitar que a gordura esfrie e acumule, se tornando uma crosta e dificultando a limpeza, limpe a churrasqueira enquanto ainda estiver quente, mas use uma luva para não se queimar;
  • Não utilizar caso detecte odor característico de vazamento de gás, nos casos de churrasqueiras móveis/à gás;
  • Após concluir a instalação da sua churrasqueira (assador rotativo), certifique-se de que não há vazamento de gás na mangueira e conexões. Faça o teste aplicando espuma ou detergente sobre as conexões e mangueira. A existência de bolhas indica vazamento de gás;
  • Observar que não tenha entrada de umidade pelos canos até a peça;

A manutenção preventiva em churrasqueiras é uma prática essencial para garantir um desempenho ótimo, prolongar a vida útil do equipamento e garantir a segurança de quem utiliza. Com uma rotina de limpeza e inspeção adequada, é possível desfrutar de deliciosos churrascos com tranquilidade e confiança.

ATENÇÃO:

  • Em caso de dúvidas, veja em seu Manual do Proprietário as recomendações de uso e operação dos sistemas, bem como as instruções acerca de manutenção preventiva. Se ainda for necessário, entre em contato com o setor de Pós-Obra da Baliza Construtora através dos canais oficiais de atendimento:
  • Telefone: 51-3588-7014 (Opção 3) / Email: posobra@balizaconstrutora.com.br

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Deseja tornar-se um fornecedor da Baliza? Acesse este link e preencha o formulário!

Central de Atendimento

(51) 3588-7014

Telefones fixos e celulares

Visite a nossa loja:

R. Bento Gonçalves, 1001 , Centro, São Leopoldo - RS

Administrativo:

Av. São Borja, 1500, Rio Branco, São Leopoldo - RS

Certificado Bureau Veritas
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?