Como manter a pintura interna e externa do seu apartamento

Utilizada como camada de recobrimento, a pintura além de decorativa tem a função de proteger, ou seja, evitar a degradação precoce do revestimento sobre o qual foi aplicada, seja ele em gesso ou argamassa.

As paredes externas devem ser inspecionadas pelo menos duas vezes ao ano. Este processo visa revelar fissuras, partes soltas, mofo, penetração de água, deterioração da tinta ou selante.

Cuidados de uso:

  • As paredes e tetos quando manchados, devem ser limpos com esponja ou pano limpo, levemente umedecido e sabão neutro em pequena quantidade.
  • Para evitar o aparecimento de MOFO na pintura é necessário deixar os ambientes o mais ventilados possível continuamente, tomando alguns cuidados como: deixar as janelas abertas o máximo possível, não secar roupas dentro do apartamento com as janelas fechadas, não cozinhar com as janelas fechadas, abrir as janelas do banheiro após o banho, entre outros. Também deve-se tomar cuidado com as cortinas blecaute, pois essas acabam isolando o ambiente da entrada de luz, colaborando para a proliferação de mofo e bolor.
  • No caso de aparecimento de mofo, deve-se combatê-lo tão logo ele apareça com uma solução de água sanitária diluída em água, ou hipoclorito de sódio, com uma esponja (lado amarelo) ou pano úmido.
  • No caso de necessidade de reparos ou retoques na pintura, deve-se pintar a parede toda por igual, até uma descontinuidade, um canto por exemplo. Porque, como a tinta possui um envelhecimento natural, retocar somente alguns pedaços pode provocar diferença de aspecto, textura e cor entre as partes.
  • Não utilizar lava-jatos de água de alta pressão para limpeza das fachadas. A força do jato pode arrancar partes dos revestimentos e até infiltrar água dentro dos apartamentos pela ventilação permanente do gás. Isto poderá comprometer a estanqueidade da parede;
  • Sempre que a pintura for refeita, deverá ser realizado um tratamento da superfície que receberá a tinta, de forma a tratar as fissuras e desgastes provenientes da ação das intempéries e movimentação da estrutura, evitando a infiltração da água por estes pontos;

Manutenção Preventiva

  • As fachadas e seus elementos constituintes, bem como a pintura interna, devem ser pintados e revisados a intervalos regulares (conforme tabela abaixo), de forma a evitar envelhecimento, a perda do brilho, o descascamento e o aparecimento de fissuras, que podem causar infiltrações;

OBSERVAÇÃO: Outras informações e prazos de garantia devem ser verificados no Manual do Proprietário.

DICAS IMPORTANTES

  • Cobre o seu Síndico acerca das manutenções em todo o sistema de pintura das áreas comuns. Somente assim o sistema apresentará plena funcionalidade e desempenho;
  • Solicite e registre as comprovações relacionadas a atividades de manutenção (Nota Fiscal, Laudo e ART, etc.);
  • Consulte o Manual do Proprietário e verifique todas as instruções acerca da manutenção preventiva e recomendações gerais de uso e operação do seu Baliza.

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Deseja tornar-se um fornecedor da Baliza? Acesse este link e preencha o formulário!

Central de Atendimento

(51) 3588-7014

Telefones fixos e celulares

Visite a nossa loja:

R. Bento Gonçalves, 1001 , Centro, São Leopoldo - RS

Administrativo:

Av. São Borja, 1500, Rio Branco, São Leopoldo - RS

Certificado Bureau Veritas
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?