Está na hora de escolher o seu novo lar e ainda não sabe como? A Baliza Construtora fez essa matéria com dicas importantes para você fazer o melhor investimento para a sua família!
Primeiramente, antes de adquirir um novo imóvel, deve-se fazer um planejamento e ter alguns cuidados, afinal de contas esse será o seu lar o da sua família. O ideal é sempre priorizar o conforto, a comodidade e a segurança de todos que vão viver no seu novo lar. Por isso, na hora de procurar uma nova moradia, é imprescindível procurar ajuda de profissionais do ramo – imobiliária ou corretor – que poderão te ajudar nessa etapa tão importante.
A localização precisa ser estratégica
Para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da sua família, escolher uma boa localização do imóvel é essencial. O bairro em que seu imóvel está (ou será, caso seja na planta), vai definir as facilidades do seu dia a dia. Se o seu apartamento está numa região mais valorizada, onde estabelecimentos comerciais como farmácias, supermercados, hospitais, restaurantes, academias, bancos etc., estarão a poucos metros ou quilômetros de distância, já facilita muito o deslocamento da sua família, principalmente perto de escolas e do seu trabalho.
Como podemos ver acima, fica evidente que é muito importante escolher uma localização estratégica, pois ela precisa facilitar a rotina da família. Dessa maneira, se faz necessário considerar os custos com locomoção e o tempo no trânsito.
Escolha a metragem ideal
O tamanho do apartamento é um dos pontos mais importantes a se avaliar antes de começar a investir no seu novo lar. Sendo assim, sempre verifique a metragem privativa total do imóvel e analise se atende às suas expectativas.
Normalmente costumamos reparar apenas na quantidade de quartos, se possui suítes e quantos banheiro. Todavia, é necessário se atentar se o apartamento possui mais ambientes, por exemplo sacada e o seu tamanho.
Além disso, até mesmo para a decoração sair como você espera, as medidas do apartamento precisam ser analisadas e estudadas juntamente com profissionais de arquitetura ou design de interiores, para poder aproveitar ao máximo a metragem do apartamento.
Outro ponto é conversar com a sua família, pois precisa-se compreender a necessidade de cada um. Por exemplo, crianças precisam de espaços para poder brincar e estudar, adolescente geralmente desejam espaços maiores nos seus quartos. O casal necessidade de escritório para trabalhar e gostam de ambientes mais aconchegantes.
Após alinhar todas essas ideias com os seus familiares, escolher o novo lar de todos vai ser muito mais fácil!
Saber e conhecer a vizinhança é fundamental
Para conhecer o bairro onde seu novo apartamento está, nada melhor do que conversar com pessoas que já moram nele há algum tempo. Por isso – se possível – faça visitas em lugares comuns do bairro e dialogue com os moradores para conhecer mais do histórico da região.
Outra dica é visitar o bairro em variados horários do dia, inclusive à noite. Dessa maneira, você e sua família poderão analisar como é vizinhança. Normalmente, as preocupações mais comuns é saber se o lugar é silencioso ou agitado, se é seguro ou não. Por isso, tente sempre conhecer ao máximo a região que você irá morar!