Alvenaria Estrutural, como funciona?

A alvenaria estrutural também chamada de alvenaria autoportante, é um sistema construtivo onde todas as cargas estruturais do edifício são distribuídas ao longo das paredes, ou seja, as próprias paredes de vedação, são estruturais. Portanto, a sistemática consiste que uma parede distribua as cargas estruturais na parede abaixo e assim sucessivamente, pavimento por pavimento abaixo, até a fundação.

Sendo assim, as paredes de alvenaria estrutural consistem no empilhamento de peças, que podem ser blocos de cerâmica ou de concreto. As características desses blocos são específicos para o sistema construtivo, diferenciando-se do sistema de alvenaria convencional, que consiste na execução de elementos estruturais como vigas e pilares, em toda a extensão do edifício.

Na alvenaria estrutural o projeto irá definir o posicionamento de cada bloco e a espessura da argamassa de assentamento. Este conjunto de blocos estruturais somados linearmente é o que chamamos de fiada. Uma fiada acima da outra, conforme o número de fiadas que o projeto especifica, formam uma parede. Quando aplicamos aço e concreto dentro da fiadas verticalmente, chamamos de graute. Aplicado o aço e concreto dentro da fiada horizontalmente, chamamos de cinta ou ainda verga e contraverga (no caso de aberturas para esquadrias). Vergas e contravergas, assim como as lajes, ainda podem ser pré-moldadas, aumentando ainda mais a eficiência desse método construtivo.

Todos os materiais utilizados na alvenaria estrutural devem ser ensaiados, controlado e rastreados previamente, garantindo assim a qualidade e segurança em todas as etapas da obra.

Cabe ainda destacar que, como as paredes de seu apartamento são estruturais, todas elas participam e contribuem para a segurança do prédio, sendo expressamente proibida a remoção de quaisquer paredes ou aberta de vãos, de modo a acarretar danos e riscos à estrutura.

Portanto, o sistema de alvenaria estrutural é um método construtivo que traz diversos benefícios, como a racionalização da construção, menor desperdício, maior padronização e agilidade na execução. Tudo isso para que o edifício seja entregue ao cliente o quanto antes e com a máxima qualidade e segurança.

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Deseja tornar-se um fornecedor da Baliza? Acesse este link e preencha o formulário!

Central de Atendimento

(51) 3588-7014

Telefones fixos e celulares

Visite a nossa loja:

R. Bento Gonçalves, 1001 , Centro, São Leopoldo - RS

Administrativo:

Av. São Borja, 1500, Rio Branco, São Leopoldo - RS

Certificado Bureau Veritas
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?