Manutenção Preventiva das instalações elétricas

A manutenção preventiva de instalações elétricas é necessária para evitar curtos-circuitos e interrupção no funcionamento dos equipamentos.

Assim, você consegue antecipar e identificar quais componentes estão oscilando, para que sejam providenciados reparos ou trocas.

Além disso, panes elétricas podem causar explosões de equipamentos e iniciar incêndios. 

No entanto, antes de um grande incidente como esse, os componentes elétricos do equipamento apresentam sinais de que não estão funcionando corretamente.

manutenção preventiva

Orientações para a manutenção e uso da rede elétrica do seu apartamento:

Cada apartamento possui um quadro de distribuição de circuitos, localizado no Hall de circulação interno, onde estão colocados os disjuntores que são chaves de segurança dos diversos circuitos do imóvel.

Estes disjuntores são responsáveis pela distribuição de energia para todos os pontos do apartamento.

Os disjuntores se desligam automaticamente, em caso de sobrecarga ou curto-circuito.

A identificação dos circuitos está no CD.

Cada circuito possui uma utilização máxima prevista, para o qual está dimensionado.

manutenção elétrica apartamento

  • ATENÇÃO: As informações sobre as cargas dos circuitos estão disponíveis no seu Manual do Proprietário.
  • Qualquer instalação elétrica deve ser realizada por um profissional habilitado, para realizar a instalação evitando problemas futuros.

– Recomendações de uso:

  • Não sobrecarregar os circuitos, respeitando as cargas máximas.
  • Quando um disjuntor desarmar, examinar os equipamentos ligados ao respectivo circuito. Pode ter ocorrido um curto-circuito, sobrecarga ou até a queima de uma lâmpada. Jamais forçar um disjuntor a permanecer ligado.
  • Antes de adquirir aparelhos, verifique a tensão de trabalho e a carga máxima de cada circuito, tendo em vista que o apartamento foi projetado para trabalhar em tensão 220 volts e certifique-se de que o local escolhido para a instalação é adequado ao seu funcionamento;
  • Não recomendamos a alteração de qualquer instalação diferente do projeto, no entanto, caso haja a necessidade da instalação de equipamentos de potência acima da capacidade projetada para o seu apartamento, deve-se modificar a rede elétrica até o ponto desejado, trocando-se o disjuntor e eventualmente os fios, a fim de evitar o superaquecimento e a queima da fiação. Este serviço só pode ser realizado por um profissional habilitado;
  • Não ultrapasse a carga elétrica prevista no projeto.
  • Antes de realizar qualquer conserto na rede elétrica, desligue o disjuntor referente ao circuito ou, em caso de dúvida, o disjuntor geral.
  • Ao viajar ou ter que deixar sua unidade fechada por algum tempo, lembre-se de desligar os disjuntores do quadro. Você protegerá seu imóvel.
  • Realizar a manutenção preventiva nas periodicidades estabelecidas.

manutenção preventiva instalações elétricas

– Manutenção Preventiva

  • A cada 2 meses, testar o disjuntor tipo DR apertando o botão localizado no próprio aparelho, localizados no CD interno ao apartamento. Ao apertar o botão, a energia será interrompida. Caso isso não ocorra, trocar o DR.
  • A cada 1 ano, rever o estado de isolamento das emendas de fios e, no caso de problemas, providenciar as correções;
  • A cada 1 ano, verificar e, se necessário, reapertar as conexões do quadro de distribuição e reapertar todas as conexões (tomadas, interruptores e pontos de luz e outros).
  • A cada 1 ano, verificar o estado dos contatos elétricos. Caso possua desgaste, substitua as peças (tomadas, interruptores e pontos de luz e outros);

DICAS IMPORTANTES

  • Cobre o seu Síndico acerca das manutenções em todo o sistema elétrico de áreas comuns. Somente assim o sistema apresentará plena funcionalidade e desempenho.
  • Solicite e registre as comprovações relacionadas a atividades de manutenção (Nota Fiscal, Laudo e ART etc.).
  • Consulte o Manual do Proprietário e verifique todas as instruções acerca da manutenção preventiva e recomendações gerais de uso e operação do seu Baliza.

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Deseja tornar-se um fornecedor da Baliza? Acesse este link e preencha o formulário!

Central de Atendimento

(51) 3588-7014

Telefones fixos e celulares

Visite a nossa loja:

R. Bento Gonçalves, 1001 , Centro, São Leopoldo - RS

Administrativo:

Av. São Borja, 1500, Rio Branco, São Leopoldo - RS

Certificado Bureau Veritas
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?