A manutenção preventiva de instalações elétricas é necessária para evitar curtos-circuitos e interrupção no funcionamento dos equipamentos.
Assim, você consegue antecipar e identificar quais componentes estão oscilando, para que sejam providenciados reparos ou trocas.
Além disso, panes elétricas podem causar explosões de equipamentos e iniciar incêndios.
No entanto, antes de um grande incidente como esse, os componentes elétricos do equipamento apresentam sinais de que não estão funcionando corretamente.
Orientações para a manutenção e uso da rede elétrica do seu apartamento:
Cada apartamento possui um quadro de distribuição de circuitos, localizado no Hall de circulação interno, onde estão colocados os disjuntores que são chaves de segurança dos diversos circuitos do imóvel.
Estes disjuntores são responsáveis pela distribuição de energia para todos os pontos do apartamento.
Os disjuntores se desligam automaticamente, em caso de sobrecarga ou curto-circuito.
A identificação dos circuitos está no CD.
Cada circuito possui uma utilização máxima prevista, para o qual está dimensionado.
- ATENÇÃO: As informações sobre as cargas dos circuitos estão disponíveis no seu Manual do Proprietário.
- Qualquer instalação elétrica deve ser realizada por um profissional habilitado, para realizar a instalação evitando problemas futuros.
– Recomendações de uso:
– Manutenção Preventiva
- A cada 2 meses, testar o disjuntor tipo DR apertando o botão localizado no próprio aparelho, localizados no CD interno ao apartamento. Ao apertar o botão, a energia será interrompida. Caso isso não ocorra, trocar o DR.
- A cada 1 ano, rever o estado de isolamento das emendas de fios e, no caso de problemas, providenciar as correções;
- A cada 1 ano, verificar e, se necessário, reapertar as conexões do quadro de distribuição e reapertar todas as conexões (tomadas, interruptores e pontos de luz e outros).
- A cada 1 ano, verificar o estado dos contatos elétricos. Caso possua desgaste, substitua as peças (tomadas, interruptores e pontos de luz e outros);
DICAS IMPORTANTES
- Cobre o seu Síndico acerca das manutenções em todo o sistema elétrico de áreas comuns. Somente assim o sistema apresentará plena funcionalidade e desempenho.
- Solicite e registre as comprovações relacionadas a atividades de manutenção (Nota Fiscal, Laudo e ART etc.).
- Consulte o Manual do Proprietário e verifique todas as instruções acerca da manutenção preventiva e recomendações gerais de uso e operação do seu Baliza.