Tipos de varal para quem mora em apartamento

A gente que mora em apartamento, sabe o quanto cada centímetro de espaço faz a diferença. Estender roupas então, pode ser um grande desafio pois a tendência dos apartamentos novos é a lavanderia integrada com a cozinha.

Uma boa solução, pode ser a máquina lava e seca, entretanto o preço dela é bem salgado e mesmo com ela, ainda assim o varal faz falta para aquelas peças que não podem ser expostas a altas temperaturas.

Para uma maior assertividade na escolha do tipo de varal para o seu apartamento, você deve considerar o seu espaço disponível e sua necessidade.

Tipos de varal:

Os modelos de varal para apartamento mais comuns no mercado são:

Varal de teto

Como próprio nome já diz, ele é fixado ao teto e com isso você aproveita um espaço que provavelmente não seria utilizado. O varal de teto fica pendurado por cordas, e pode ser adquirido em vários tamanhos. Uma observação, é que ele deve ser fixado apenas em lajes de alvenaria, e não em forros de gesso, a não ser que seja feito o reforço adequado por baixo do forro.

Resultado de imagem para varal de teto

Varal retrátil

A principal vantagem desse modelo de varal em relação ao de teto, é que você pode esconder os fios quando não estiver utilizando. A instalação também é bem simples, em uma das paredes, é instalado os parafusos e buchas que vão segurar parte da estrutura do varal; e na outra, vão presos os ganchos.

Resultado de imagem para varal retratil

Varal de piso

As principais vantagens do varal de piso são o alto suporte de peso e a mobilidade, pois ele pode ser levado para qualquer lugar da casa. A maioria dos modelos hoje oferecidos pelo mercado, pode ser desmontado quando não está em uso.

A desvantagem, é que ele ocupa espaço na área de circulação, sendo ideal para ambientes onde se tem espaço.

Resultado de imagem para varal de piso

Varal sanfonado

Esse é outro tipo de varal para apartamento que é um dos mais utilizados. Ele é mais resistente que o varal retrátil, e sua principal vantagem é que ele ocupa pouco espaço, pois vai preso na parede e pode ser recolhido quando não está em uso.

Resultado de imagem para varal sanfonado

Agora com base nas dicas apresentadas, é possível escolher o varal que mais se adapta ao seu ambiente.

Beijos da Liza e até a próxima!

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog