Quais tendências da engenharia civil para 2019?

Que a tecnologia invadiu o nosso dia a dia, isto já não é novidade para ninguém. Esta enxurrada de transformação trouxe inúmeras inovações para os mais variados setores, aliás, serviu de base para o mercado da construção civil.

Nesse sentido, a cada dia as construtoras aumentam seus esforços para proporcionar experiências ricas e envolver positivamente os seus clientes, assim acompanhando o avanço do mercado.

Abaixo, as principais tendências do setor da indústria da construção:

REALIDADE AUMENTADA

Também conhecida por “realidade expandida” e “realidade ampliada”. É uma maneira interativa para ‘’visualização de projetos ao vivo de um ambiente real’’.

A construção civil aproveita desta tecnologia para montar um projeto ou design 3D, em um apartamento por exemplo, onde é projetado como se ele já estivesse finalizado e montado. Sendo assim, ao invés de mostrar apenas uma planta baixa, a realidade aumentada possibilita que o cliente tenha uma experiencia prévia de visualização da construção finalizada.

ROBÓTICA

Sim, a Robótica vem de vez para esta área e promete ser uma das principais tendências da Engenharia Civil para os próximos anos. Os procedimentos mais operacionais, hoje realizados pela força humana poderão ser substituídos em atividades como assentamento de tijolos, medição de espaços, transporte de matérias e equipamentos.

BIM

O conceito de tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) é uma das novidades mais promissoras dentro do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção. São softwares de bases de dados que abrangem o gerenciamento de informações dentro de um empreendimento, desde a fase inicial do projeto, assim gerando um modelo digital que abrange todo o ciclo de vida da edificação. Logo, contribui na redução de falhas, antecipa problemas e analisa possíveis interferências.

SUSTENTABILIDADE

É um dos temas com maior relevância e urgência atualmente, e o ramo da construção tem meios de contribuir bastante nesse sentido, adotando processos mais sustentáveis, e impactando na proteção do meio ambiente, desta forma ajudando a transmitir esta mensagem ao grande público.

Assim, este pensamento mais SUSTENTÁVEL vem com muita força e promete seguir por muito tempo. Uso de energias sustentáveis, maior incentivo a reciclagem e utilização de matéria prima eco-friendly estão entre as práticas.

CONCRETO AUTO REGENERATIVO

Um dos principais produtos utilizados pela construção civil, o concreto também vem com grandes e benéficas modificações para o futuro. O Concreto auto regenerativo, conta com a presença de bactérias e material orgânico em sua composição.

Esta tecnologia, tem a capacidade de liberar um agente de cura quando aparecem rachaduras. O agente, quando em contato com um catalisador dentro do concreto, se transforma em um polímero sólido e forte e a ação reparadora continua acontecendo por até 200 anos.

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog