Dia mundial do meio ambiente

Assim como todas as festas e eventos importantes merecem um dia no calendário para serem lembrados e celebrados, o meio ambiente também merece! E não entenda errado, o dia do meio ambiente é tão importante quanto o dia das mães, a páscoa e o dia de Tiradentes.
Deve-se levar em conta a importância da educação e da conscientização em relação à dimensão do impacto gerado pelo homem, sendo assim, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece todo destaque no calendário mundial.


Como a nasceu esta data?
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tal evento, tinha como principal objetivo chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis.
“É preciso sensibilizar e incentivar as pessoas para promoverem ações que visem controlar os problemas ambientais, tais como a poluição marinha e o aquecimento global, além de ressaltar a importância da preservação, além de novas iniciativas como reúso, reciclagem, entre outras”, enfatiza Vininha F.Carvalho, editora da Revista Ecotour News.
O momento é de ação:
A data é muito importante para conscientizar sobre a relevância e responsabilidade de cuidarmos do planeta.
Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.
Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.
Cabe salientar que a responsabilidade pela conservação e proteção do meio ambiente é um compromisso que deve ser abraçado e encarado por todos.

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog