Composição de renda para financiamento: como funciona?

Você está a procura por um apartamento lindão, depois de muito procurar achou aquele que parece ter sido feito para ser seu, fez a visita ao apartamento modelo e teve a certeza de que é ali que quer morar. Mas, ao entregar os documentos para fechar o negócio o banco acabou impedindo por renda.
Calma, se o problema foi com a renda que por regra não deve ser mais que 30% comprometida com o financiamento, a Liza veio te dar uma super dica para você não desistir de conquistar seu lar.
A composição de renda é o termo utilizado quando a renda de duas ou mais pessoas é considerada para a contratação de um financiamento habitacional. Sendo assim, a composição é adotada quando a renda de uma só pessoa não é suficiente para a compra.
Logo ao se somarem os rendimentos de duas ou mais pessoas eleva-se o poder de negociação junto ao banco, o que aumenta em muito as possibilidades de aprovação do crédito.
Todo financiamento, passa por uma análise de crédito onde o banco faz uma verificação da comprovação de renda do solicitando, a fim de comprovar se ele vai conseguir arcar com o compromisso assumido.
De modo geral, para que um trabalhador de carteira assinada tenha o seu financiamento imobiliário aprovado, é preciso que ele apresente o seu contra cheque e a Declaração do Imposto de Renda. Agora, se o solicitante for um profissional liberal ou autônomo, além da Declaração de imposto de renda, ele poderá mostrar sua movimentação de conta bancária.
Quem pode compor a renda para financiamento?
De modo geral, os bancos não costumam impor restrições quanto às pessoas que estão compondo renda. Abaixo algumas possibilidades de composição de renda:
-Cônjuges, namorados ou casais homossexuais;
-Enteado, padrasto e madrasta;
-Pais, sogros e filhos;
-Irmãos e amigos;
-Tios e primos.

Lembrando que todas as outras exigências valem para a pessoa que está compondo renda. Vale também ressaltar, que nenhuma das pessoas envolvidas na transação pode ter restrições em instituições financeiras.

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog