Como se planejar para os gastos com a educação dos filhos?

A maior herança que os pais podem deixar para seus filhos é uma boa educação. Esta, é a única coisa a qual jamais pode ser tirada ou roubada de alguém.
Neste sentido, a educação é a principal chave para um futuro de sucesso, ainda mais em tempos difíceis como aos quais vivemos, onde cada vez o mercado de trabalho é mais competitivo e exigente.
Agora, uma coisa é certa: proporcionar uma educação da melhor qualidade para os filhos não é barato. Por isso, o planejamento é extremamente importante quando estamos falando dos gastos com educação. E esta preocupação deve começar antes mesmo da gravidez.

Mas como se planejar para os gastos com a educação dos pequenos?
1 – Converse com outros pais
Para que você tenha uma noção mais clara sobre gastos, converse com outros pais, amigos e familiares que já têm filhos em idade escolar ou pré-escolar. O ideal, é que esta conversa ocorra ainda quando os pais estão avaliando a possibilidade de engravidar.
Leve em conta também outras coisas, como conversar com famílias que tenham um padrão de vida parecido com o seu.
2- Liste detalhadamente todos os custos
Uma vez, após sua pesquisa de preços e de posse das informações obtidas através da conversa com outros pais, você já pode fazer uma listinha com os principais gastos com educação. Essa será uma referência para todo o planejamento financeiro.
É ela que vai deixar claro quanto precisamos economizar mensalmente, que tipo de aplicação deve ser feita com o dinheiro e os prazos.
3 – Tenha uma reserva para emergências
Um dos erros mais comuns cometidos na elaboração do planejamento para a educação dos filhos é considerar apenas o valor da mensalidade da escola ou da universidade.
Você deve levar em conta vários outros gastos fixos, como uniforme, material, livros, transporte, merenda, atividades extracurriculares e estes são apenas alguns.

Gostou dessas dicas? Esta pensando em ter seu primeiro filho, ou já tem?
E como foi o seu planejamento? Conta para a gente!

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog