Como nasceu o dia das mães? Você sabe?

Desde 1914 o dia das mães é comemorado todo ano, sempre no segundo domingo do mês de maio. A história da data tem relação com uma personagem da história chamada Anne Jarvis.
O que originou a data:
Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Em meio a toda aquela dor e sofrimento por sua perda, ela decidiu que precisava criar um dia especial para homenagear as mães e enaltecer a importância do amor materno.
Ana era integrante da Igreja Metodista e, em 10 de maio de 1908, ela e suas amigas conseguiram organizar um culto em homenagem as mães na igreja. Tal culto teve uma repercussão gigantesca e rapidamente a idéia se alastrou e foi adotada por outros regiões dos EUA. Por fim, já no ano de 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo do mês de maio.
E aqui no Brasil?
Já aqui no Brasil, o primeiro registro em comemoração a data foi em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Houve também comemorações em outros lugares, em geral ligadas a instituições religiosas. No entanto, apenas em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, ou seja, em todo segundo domingo do mês de maio.

Veja abaixo, as fotos da ação realizada com as mamães da Baliza:

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog