Como evitar o mofo e o bolor no inverno? 6 dicas para ficar livre desses fungos

A estação mais fria do ano chegou, e a quem diga que o inverno é a época em que as pessoas são mais elegantes. Contudo, está estação merece uma maior atenção e não estamos falando apenas de deixar o ambiente mais aconchegante com almofadas, mantas e colchas.
Pois é no inverno, que as alergias e doenças respiratórias também chegam. A boa notícia é que adotando algumas medidas simples, é possível manter o apartamento limpinho, livre de mofos e de ácaros.

Mas porque o mofo piora no inverno?
Tanto os ácaros quanto o mofo podem aparecer em todas as épocas do ano, contudo é no inverno que eles se multiplicam com maior facilidade por conta da umidade combinada com os ambientes escuros. Isso pode deixar o apartamento com odores desagradáveis, além de provocar doenças alérgicas, cutâneas e respiratórias.

Sendo assim, abaixo a Liza separou 6 dicas infalíveis para espantar o mofo e o bolor de uma vez por todas.

1- A nossa tendência por causa do frio é querer fechar tudo, porém, para eliminar mofo e ácaros é essencial aumentar a ventilação do local. Sendo assim, sempre que possível ou ao sair pela manhã abra as janelas e as cortinas para arejar o apartamento e permitir que a luz natural invada o espaço.
2- O banheiro é um dos locais com mais umidade, logo ele merece ainda mais atenção a limpeza durante o inverno. Limpe-o com água sanitária e deixe a solução de água e água sanitária agir por alguns minutos, após esfregue e enxague bem.
3- Coloque cobertas e travesseiros ao ar livre pelo menos uma vez por semana para secar focos de umidade.
4- Deixe o guarda-roupa com as portas abertas, pelo menos um dia por semana. Além disso, você pode colocar um saquinho de sílica ou até um potinho com giz ou sal grosso, esses produtos sugam o excesso de umidade no ambiente fechado.
5- Evite deixar os móveis encostados nas paredes. O ideal, é tomar o cuidado de deixá-los a no mínimo 2 centímetros de distância da parede.
6- Os tapetes, você pode polvilhar bicarbonato de sódio e deixar agindo durante a noite, isso vai ajudar a absorver a umidade. No dia seguinte, é só passar o aspirador de pó. Também é recomendado que ponha os tapetes para pegar sol, de tempos em tempos.

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog