A engenharia do carnaval

Ao primeiro momento, pode parecer que carnaval e engenharia não tem simplesmente nada haver, mas, é aí que você se engana. Eles estão muito mais interligados do que você imagina. O carnaval de fato é uma grande obra, e como toda grande obra, a segurança precisa ser respeitada e ter suas regras seguidas à risca.

Acidentes, como já ocorridos em desfiles do passado, onde carros alegóricos incendiaram em meio ao sambódromo, são episódios que devem, e podem ser evitados, para tal, o acompanhamento de engenheiros e arquitetos na execução dos projetos carnavalescos de escolas de samba é fundamental.

O processo de um desfile de carnaval, é semelhante a construção de um empreendimento. Igualmente a um projeto residencial, o arquiteto – no caso o carnavalesco ou a comissão de carnaval- tem uma ideia em mente, uma aspiração, esta deve ser passada para o papel e tornar-se realidade. E é exatamente nesse ponto, que é indispensável a colaboração da Arquitetura e engenharia, para que ao final, o projeto saia perfeito e seguro. A segurança tanto dos componentes de cada escola, quanto do espetáculo deve ser uma parte imprescindível.

A parte técnica das alegorias, por exemplo, altura do veículo, peso e questões como a mobilidade dos carros ao longo do percurso poderiam todas ser avaliadas pelos profissionais da arquitetura e engenharia. Por mais de uma vez, já vivenciamos carros que tiveram problemas e até quebraram ao tentar acessar a passarela do samba, por não ter sido feito um projeto que levasse em consideração todas as variáveis necessárias.

Detalhes, que por muitas vezes, acabam como sonho e todo o planejamento de um ano de trabalho, de preparação, e destroem o sonho de um resultado campeão. Mas, tudo isto pode ser evitado com o devido acompanhamento profissional da montagem das alegorias.

Assim como nas obras, é necessário a cada ano aprimorar os projetos tornando-os mais seguros e aproveitando a tecnologia a nosso favor, sempre no objetivo de adentrar a passarela do samba com o máximo da segurança e assim, com toda certeza teremos sempre um resultado campeão.

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog