8 dicas super práticas de como organizar os armários da cozinha

1) Organize as louças
Separe as louças do dia a dia daquelas que só utiliza de vez em quando. Nos locais mais altos dos armários guarde o que utiliza menos, e deixe os itens que utiliza com frequência nas partes baixas dos armários.

2) Organize os temperos
Como os temperos são itens utilizados com frequência, é bom deixá-los bem acessíveis para o momento de preparo dos alimentos. Os potes podem ser de vidro ou plástico e para torná-los a nossa cara, é só personalizar a tampa e colar etiquetas bonitinhas com o nome de cada um. Para guardar os potinhos, a dica é colocar todos eles em uma bandeja e deixá-los perto do fogão.

3) Organize os mantimentos
Os cestos organizadores ajudam a agrupar algumas embalagens e separar o que esta em uso ou o que esta fechado na despensa. Podemos organizar os alimentos por data de validade, colocando os produtos mais novos para o fundo, e na frente os que já estão mais próximos da data de vencimento.

4) Organize os potes plásticos
Quem nunca perdeu um tempo procurando a tampa de um pote? Os potes plásticos são itens super importantes para organização de uma cozinha, porém, parece que existe alguma coisa dentro de armários que sempre fazem com que as tampas desapareçam. A dica aqui é quando for organizar os potes, procure organizá-los por tamanho, encaixando-os um dentro do outro e guardando as tampas todas juntas em um porta tampas.

5) Organize as panelas
A dica para organizar as panelas é simples: empilhe sempre da maior para a menor sem as tampas, o importante é sempre deixar nas partes mais acessíveis as panelas que você mais usa. Se você tiver mais espaço, invista em um varão em algum lugar na parede e pendure as frigideiras que além de decorar, vão estar sempre a mão.

6) Organize tampas das panelas
As lojas de decoração e utilidade domésticas dispõem de organizadores de tampas e panelas, mas você pode fazer seu próprio organizador com algumas ideias bem econômicas: uma das opções é instalar barras para toalhas dentro das portas dos armários ou gavetas, assim as tampas podem ficar na vertical apoiadas no seu devido lugar.

7) Utilize prateleiras aramadas
As prateleiras aramadas são acessórios que se encaixam na prateleira sem precisar de furo ou fixação e podem ser encontradas em lojas de utilidades domésticas. Há diversos modelos de aramados para organizar armários, aproveitando aquele espaço que você perderia na altura.

8) Utilize divisória nas gavetas
A maioria das gavetas não vem com divisórias para organização dos talheres, por exemplo. A dica aqui é utilizar os organizadores com compartimentos avulsos, que se adaptam facilmente a tamanhos variados de gavetas.

 

Gostou dessas dicas da Liza? Conta para a gente!

Blog no Apê da Liza

Acessar o blog